• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

RECICLAGEM DE EMBALAGENS

Brasil Nº 1 em Reciclagem de latas de alumínio.

Basicamente, reciclagem é o reaproveitamento de materiais que foram descartados, transformando-os em outros produtos. Quanto à reciclagem de latas de alumínio, o Brasil é o campeão mundial em reaproveitamento desse tipo de lixo, conquista que aconteceu pelo sétimo ano consecutivo. A publicação desse dado foi emitida pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).


Na realização da pesquisa, foi constatado que aproximadamente 96,5% das latinhas que foram disponibilizadas no mercado tiveram como fim a reciclagem. Em 2007, cerca de 11,9 bilhões de latinhas foram recicladas.
 
Apesar desse gigantesco número, o Brasil depende de latas oriundas de outros países. Isso se dá pelo fato de que o que é reciclado é usado em siderúrgicas, e não nas fábricas de refrigerantes e outras bebidas.
 
O elevado índice de reciclagem que o país apresenta não é proveniente da aplicação de medidas de políticas de desenvolvimento sustentável ou porque é politicamente correto, o que ocorre é um fator social. Como há uma enorme desigualdade social no país, muitas famílias encontram nas latinhas uma fonte de complemento de renda, isso de acordo com as declarações do presidente da ABAL, Henio de Nicola.
 
No Brasil, os números ligados à reciclagem geram um volume de dinheiro bastante alto. Somente no ano de 2007, a atividade movimentou aproximadamente 1,8 bilhão de reais. Desse total, cerca de 523 milhões são provenientes da coleta das latas, atividade de geração de renda para aproximadamente 180 mil brasileiros.
 
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.