• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

RECICLAGEM DE METAL

Reciclando o ferro

Descubra como é realizada a reciclagem de ferro. Ele é um metal muito importante em nossa sociedade, já que consumimos os mais diversos objetos compostos por ele, além disso é altamente reciclável. 


A reciclagem de ferro e aço é uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. Já no Império Romano, os soldados recolhiam utensílios e armas após guerras para serem refundidos. E quanto mais foi aumentando a utilização do ferro, mais a reciclagem desse material foi crescendo.
 
Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com essa atividade são chamados de recicladores, mas eles, na verdade, são os antigos sucateiros. Há algumas décadas era comum a figura do carroceiro que passava pelas ruas gritando: “garrafeiro, metaleiro, ferro velho (...)”. Estes charreteiros que circulavam, inclusive em cidades grandes, eram a ponta desse processo.
 
Ao se falar sobre os produtos que usam ferro ou aço é fácil perceber a grande diversidade existente. Autopeças, latinhas de produtos alimentícios, latas de outros produtos como tintas, grades, esquadrias, alicerces de construções, enfim o aço e o ferro estão em vários lugares.
 
Assim, a reciclagem de ferro, na verdade, tem muito a ver com reaproveitamento. A sucata é responsável por mais de um quarto do material que sai novinho em folha no país. Além de ser uma “mão na roda” para quem produz, a reciclagem de aço colabora para o ambiente. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro, 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal, segundo o site Reviverde.
 
Atualmente, no Brasil, em torno de 2.500 empresas compõem o setor de reciclagem de ferro, processando mensalmente até 420 mil toneladas de sucata. Por ano, são consumidas 10 milhões de toneladas de sucata ferro e aço, o que significa que cerca de um quarto do material “novo” produzido no país provêm da sucata. Além disso, o setor movimenta cerca de 270.000 postos de trabalho.
 
O Processo
 
Metal mais usado na produção mundial devido a sua dureza e baixo custo, o ferro é indispensável especialmente na produção de barcos, automóveis e componentes estruturais de edifícios. O aço é sua liga metálica mais conhecida e de uso mais frequente. Além disso, por manter suas propriedades como resistência e versatilidade a reciclagem de ferro e aço é indispensável.
 
Nas fábricas, o material passa por uma triagem, onde se verifica a existência ou não de material radioativo. Muitos materiais, como vigas e canos acabam tendo utilidade da própria forma como já estão e não passam por processamento. O reprocessamento inicia-se com a separação dos tipos de sucata, entre as com muita “sujeira” (tintas, colas e plásticos) e as puras. Em seguida, o material pode passar por uma esteira para ser cortado ou prensado.
 
Com isso, as peças estão prontas para serem enviadas as siderúrgicas, onde serão refundidas a 1.550 graus centígrados.
 
Fontes: http://www.fragmaq.com.br e http://www.escolaemacao.org.br
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.