• +55 (62)3481-3990 / 9607-2781
  • |
  • Siga-nos

RECICLAGEM

Todos contra poluição

EcoFaxina: voluntários no combate à poluição marinha no litoral paulista


Desde 2008 o Instituto EcoFaxina combate a poluição ambiental, com foco em áreas de mangue e praias do litoral paulista, em Santos e São Vicente. Mensalmente são mais de trinta voluntários que recolhem dejetos na lama ou na areia
 
Para tanto, são desenvolvidas ações voluntárias de limpeza de ambientes naturais como uma forma de chamar a atenção da sociedade para o grave quadro de poluição marinha e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Ao mesmo tempo os voluntários retiram o máximo possível de resíduos sólidos presentes nos ecossistemas costeiros da região, principalmente o plástico.
 
Já foram 104 ações voluntárias do EcoFaxina, que envolveram mais de 2.500 voluntários na retirada de mais de 55,5 toneladas de resíduos sólidos em ecossistemas costeiros e marinhos. A grande maioria dos resíduos encontrados é composto por lixo domiciliar, como garrafas PET, embalagens de margarina e fraldas.
 
Estas ações são uma ferramenta de pesquisa e conscientização ambiental pois propiciam uma nova perspectiva do problema para quem participa ou acompanha os trabalhos.
 
Mas não pense que EcoFaxina apenas faz esse trabalho incrível de voluntariado. Junto às prefeituras e as secretarias de meio ambiente, o Instituto EcoFaxina também auxilia na elaboração de projetos e da promoção de políticas públicas para a redução do aporte de plástico no oceano, tendo como estratégia principal a recuperação de áreas degradadas de mangue, o congelamento de favelas de palafitas e a contenção do resíduo sólido flutuante no sistema estuarino.
 
Para saber mais sobre o Instituto EcoFaxina e saber como ajudar, visite: https://www.institutoecofaxina.org.br
 
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para coletar informações da navegação com a finalidade de aprimorar a experiência de usuário.